Skip to content

Rafael Mafei deu entrevista para o programa WW, da CNN Brasil, comentando a decisão do STF

Nosso consultor Rafael Mafei deu entrevista para o programa WW, da CNN Brasil, comentando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), da última quarta-feira (29), que definiu que veículos de imprensa podem responder na Justiça pelo conteúdo das falas de seus entrevistados. 

Para Mafei, a decisão é problemática tendo em vista que vai contra a Constituição, que é “explícita ao dizer que nenhuma lei pode conter qualquer dispositivo que possa constituir um embaraço à livre atividade jornalística. Se a lei não pode conter a possibilidade de embaraço, a interpretação da lei da Constituição também não deveria conter essa possiblidade”, reforça ele.

Em sua visão, o segundo problema da decisão é que essa interpretação traz esse embaraço, e faz com que, a partir de agora, “os veículos tenham que eventualmente responder por algo que seja dito por um entrevistado em uma entrevista que a pessoa está lá com seu nome identificado, em que ela poderia ser responsabilizada pelo que disse, como sempre pode”.

Veja a entrevista na íntegra (a partir do minuto 2:27): https://www.youtube.com/watch?v=T5e3yFvrgMU

Esse site não utiliza cookies.