Edit Template

Uma nova abordagem da advocacia criminal

A Dupla Estratégia Contra Fraudes para Fintechs: Tecnologia e Gerenciamento de crises

por Isadora Corrêa, Vinícius Novo e Gabriel Brezinski

O termo Fintech, derivado de “financial technology”, refere-se a empresas que introduzem inovações tecnológicas no mercado financeiro, oferecendo produtos e serviços via aplicativos e plataformas online. Essas soluções estimulam a competitividade e desenvolvimento do setor. No Brasil, há Fintechs de pagamento, crédito, investimentos e gestão financeira, como Agibank, Nubank, C6 Bank e PicPay. 

Nos últimos anos, as Fintechs têm crescido exponencialmente. Segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Brasil concentra 24% das Fintechs na América Latina, liderando a região. Entre 2017 e 2023, o número de empreendimentos do tipo cresceu 340%. 

Apesar desse crescimento, o avanço das Fintechs também eleva o risco de crimes financeiros e bancários. Em 2023, o Mapa da Fraude da ClearSale registrou quase 4 milhões de tentativas de golpe envolvendo cartões de crédito. Já a Serasa Experian revelou que, em 2024, 42% dos brasileiros foram vítimas de fraudes financeiras. Na América Latina, 1 a cada 5 transações de comércio online foi considerada fraudulenta e a cada segundo ocorrem aproximadamente 1600 ataques cibernéticos contra empresas.

Ainda que algumas Fintechs estejam investindo em estratégias de cibersegurança, as tecnologias de prevenção, embora essenciais, não são suficientes diante de crimes cada vez mais sofisticados e complexos.  É preciso investir na contratação de especialistas capazes de elaborar planos não apenas de prevenção, mas de reação e contingenciamento. Afinal, depois de constatada uma fraude, o que fazer? 

A resposta está em uma abordagem multidisciplinar, essencial para consolidar a confiança do mercado e do público consumidor na empresa. Uma estratégia eficaz de gestão de crises deve começar pela detecção da fraude, incluir mecanismos técnicos de prevenção, aprofundar investigações internas e apresentar os resultados às autoridades competentes.  Essa abordagem não apenas pode ajudar a identificar os responsáveis pelos prejuízos financeiros, mas também mitigar o risco de consequências jurídicas severas, como a responsabilização criminal de sócios e funcionários, e reputacionais.Por isso, é essencial contar com especialistas para criar canais de diálogo entre Fintechs e autoridades, tornando o ambiente mais seguro, fortalecendo a confiança no setor e atraindo novos clientes.

Esse site não utiliza cookies.